A gestão de tráfego é uma estratégia que visa o investimento de anúncios na internet através de plataformas de redes sociais, mecanismos de buscas, portais no objetivo de aumentar sua visibilidade e atrair potenciais clientes para seu site, loja, etc.
O tráfego pago é essencial para a estratégia de marketing da sua empresa. Afinal, não existe nada mais desanimador que ter uma plataforma pronta, uma loja virtual repleta de produtos, um site completo de informações e você não receber sequer uma visita nele, nem mesmo da sua mãe!
O tráfego pago tá aí pra evitar esse tipo de situação. Ele é um grande aliado para consolidar seu negócio na internet.
O SEO, o famoso Tráfego Orgânico é importante, ele é um meio ao qual através do seu conteúdo, você vai melhorando seu posicionamento nos mecanismos de buscas porém ele funciona a muito longo prazo, ou seja, o alcance de pessoas que você tem com o Tráfego Pago é imediato no aumento de visitas, portanto, o ideal é trabalhar sempre com os 2 pontos.
O SEO (Search Engine Optimization - otimização de mecanismos de busca, é aquele que você faz através de conteúdo orgânico com informações relevantes do seu nicho ao seu cliente) e o SEM (Search Engine Marketing - marketing para os mecanismos de busca, é aquele que você anuncia dentro das plataformas).
Algumas plataformas bem conhecidas são o Google Ads (antigo Google Adwords que contempla o mecanismos de buscas, parceiros e Youtube Ads) e o Meta Ads (que contempla Facebook Ads e Instagram Ads além de Messenger e parceiros). Além disso plataformas como Linkedin Ads, TikTok Ads e Pinterest Ads também têm crescido nesse sentido de investimento.
Em resumo:
Tráfego Orgânico - Você trabalha o conteúdo dentro do seu site sem pagar anúncios para aparecer.
Tráfego Pago - É aquele em que você separa uma verba em dinheiro para um determinado período de veiculação em seu anúncio para direcionar seus potenciais clientes seja pra seu site, loja virtual ou outro tipo de ação.
Por que eu preciso ter tráfego pago na minha empresa?
Se você deseja crescer sua empresa em visibilidade e por consequência, a longo prazo resultados, então você precisa investir em anúncios.
O SEO é maravilhoso e precisa ser trabalhado, mas ele exige muito estudo, planejamento, conhecimento específico e técnico que levam tempo e esforço para otimizar cada canto de seu site, não traz um retorno rápido. É um processo lento e necessário, mas sendo bem feito, nesse longo prazo ele gera retorno sem precisar manter anúncios ativos.
Já o tráfego pago a plataforma vai entregar para mais pessoas num determinado período que se você souber o seu objetivo e criar uma boa oferta, tem como aumentar sua visibilidade e aumentar as chances de venda.
Separe como um capital de investimento por pelo menos 6 meses à 12 meses um valor considerável e veja o quanto sua empresa pode crescer quando você tem uma persona bem definida, um anúncio com informações claras e objetivas para esse público e um objetivo claro e efetivo que pode ser abertamente verbalizado com seu responsável de marketing, no caso gestor.