Como a Copa do Mundo pode prever o futuro da sua empresa?

 A Copa do Mundo, não tem jeito, mexe com o coração do brasileiro! Somos a tradição do melhor futebol do mundo (mesmo quando a escalação não nos agrada) e queridinhos propensos ao Hexa (será que esse ano a gente leva?).


Mas como ela pode prever o futuro da sua empresa? Simples. Bora fazer um comparativo?

O mercado e a copa tem muito em comum, e o marketing como um todo também!

Lembra que antigamente para abrir uma empresa era um processo complexo onde só pessoas com muito capital tinham vez? A medida em que o tempo foi passando, muita coisa mudou, se adaptou, existem várias classificações de PJ e hoje um microempreendedor pode ter sua empresa documentada e crescendo por estágios a medida em que vai angariando novos clientes. 

Hoje, você consegue abrir sozinho um cnpj de forma online, olha o avanço. Nem espaço físico separado é necessário (dependendo da atividade), fora que muitas empresas existem vendendo totalmente no on-line.

Lembra também que o marketing antigamente só existiam em grandes empresas? Sem falar nos meios de comunicação para divulgar seu negócio ao potencial cliente que eram apenas jornais, rádios, revistas, depois TVs,  pontos de vendas que foram incorporando merchandising e marketing de guerrilha... 

As empresas precisavam dispensar uma verba altíssima para conseguir aparecer nesses meios de comunicação. Hoje, todo empreendedor tem a possibilidade de investir em diversas plataformas de anúncios em mecanismos de buscas como o Google e também redes sociais como o Meta (detentor o Instagram, Facebook e WhatsApp), Tiktok, Pinterest, Linkedin...

O mesmo aconteceu com a Copa do Mundo, começou na TV que nem cor tinha ainda (quem é da época que a TV era preto e branco, onde os avós colocavam celofane colorido pra assistir naquela Tv de tubo?! Não sou mas já ouvi sobre), e hoje, evoluiu ao ponto de ser vista em plataformas como o YouTube e Twitch por milhares de pessoas!

Por que isso acontece? Simples! Porque a tecnologia, hábitos e comportamentos das pessoas mudam! 

E, temos que acompanhar isso se quisermos nos manter em crescimento. Tudo isso reflete a premissa de que padrões de consumo evoluem e marcas que se adequam o mais antecipadamente a essa nova forma de consumo sai à frente e ganha espaço no mercado.

Esperar que as atualizações aconteçam para depois adequar sua empresa pode ser fatal para seu negócio. Quem lembra da Kodak, Nokia e outras que achavam que a tecnologia não chegaria a tanto que quando perceberam, era tarde demais?!

O mesmo ocorre hoje com as redes sociais, tráfego pago e e-commerce e o quanto antes você colocar sua empresa pra rodar com o marketing digital assertivo, melhor para você. Não espere sua concorrência dobrar de tamanho para notar que cada vez menos sobrará espaço para seu potencial cliente te conhecer e consumir do seu produto ou serviço. O marketing digital não é o futuro, é o presente imediato!

Precisa colocar sua empresa no "mapa digital"? Chame-nos agora mesmo!

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