O que é posicionamento de marca e como fazer na minha empresa?

Saiba agora o que é posicionamento de marca e construa o seu.



Mais do que nunca, muitas pessoas estão se dando conta de quão importante é ter um marketing bem estruturado para seu negócio, por isso, estamos hoje ressaltando um dos itens importantes do marketing para que você se conscientize e tome providências a respeito.

As empresas precisam ter posicionamento de marca afinal ela é a definição de como os clientes lembram-se de sua empresa, marca, produto ou serviço.

De acordo com a americana Invesp, uma corporação que trabalha otimização e conversão de novos negócios, afirma que 59% dos consumidores preferem comprar de marcas que eles já reconhecem.

O Posicionamento de marca pode te transformar em referência em seu segmento ou até além.

- O que é o posicionamento de marca?

Esse termo se refere ao que consumidores pensam sobre sua empresa, produto, marca ou serviço. Para isso é importante trabalhar a imagem de sua empresa para que ela seja lembrada sempre de forma consistente e positivamente pelo consumidor em geral.

E para trabalhar a imagem da empresa, é importante praticar algumas estratégias, como trabalhar a comunicação também com a imprensa de forma bem assertiva.

- Por que é importante minha empresa ter posicionamento?

Através desse posicionamento é que você atrai clientes! Sejam os antigos que sempre se lembrarão de você quando precisar (o que é excelente visto que um cliente antigo custa em torno de 5 a 7x menos do que angariar um novo cliente) e também capturar novos clientes que se identifiquem com esse posicionamento.

Assim, você conseguirá comunicar melhor e oferece valor à partir de seus produtos ou serviços, ou seja, o preço não será o ponto principal que seus clientes efetivos vão enxergar.

Logo, você sai na frente da concorrência, seus esforços de comunicação e marketing serão mais certeiros.

A pesquisa aponta ainda que 29% dos clientes acabam comprando um produto novo se é oferecido por marcas por eles conhecidas.

Um comportamento errado e um posicionamento não assertivo aponta que em cada 10 consumidores, 4 já podem ter boicotado sua marca. Nada escapa da visão dos consumidores, nem mesmo as ações de sua empresa.

Passamos por um momento onde o relacionamento é o mais importante para qualquer tipo de negócio. Não é a toa que o Inbound Marketing e CRM são estratégias e filosofias que levam o cliente ao centro do negócio e são utilizadas por empresas de todo o mundo.

Isso sem contar que as Redes Sociais são muito importantes no posicionamento de marca, 38% das pessoas acabam recomendando uma empresa que elas curtem e seguem nas mídias sociais.E essa influência segue também na estratégia de e-mail marketing, onde 64% do público pesquisado afirma abrir um e-mail por confiar na marca que o enviou.

Não se esconda! Posicione-se de forma certeira e cresça.

- Confira agora algumas estratégias para se posicionar

Primeiro de tudo você precisa entender que cada segmento e tipo de marca precisa ser diferente afinal, ninguém é igual, busque sempre personalização. Na era atual, tudo se tornou personalizado se pararmos para analisar.

E alguns tipos de estratégias podem te ajudar a construir seu posicionamento de forma qualificada.

Você pode se posicionar especificamente evidenciando as vantagens de seu produto sendo ele inovador e preço.

Pode se posicionar categoricamente, ou seja, líder na categoria atuante como podemos exemplificar por exemplo o Cotonete (que na verdade não é cotonete, são hastes flexíveis com pontas de algodão).

Também poderá se posicionar perante a concorrência apresentando um produto melhor em comparação ao seu concorrente.

E você pode se posicionar também apresentando exclusividade em benefícios quando seu cliente consumir de você.

Tá, então como eu faço para posicionar minha marca?

Aí vão algumas dicas:

# Qual é seu posicionamento hoje? 

Você consegue avaliar a sua situação atual com base no seu público-alvo. Entender os desejos desse cliente é o primeiro passo para entender o seu posicionamento atual e qual caminho seguir.

# Missão, Valores e Propósito da sua Empresa

Você tem isso bem descrito? Caso não! Comece a fazer agora mesmo. Essa é a linha que gera o DNA da sua marca, a sua identidade e atrairá pessoas que possuam o mesmo interesse e valores que você. Não pule esse tópico ele é essencial para qualquer passo adiante.

# Como o público enxerga seus concorrentes

É muito importante acompanhar de perto seus concorrentes e o que estão fazendo. Acompanhe suas redes sociais, fornecedores em comum, anúncios que fazem, como estão trabalhando suas vendas. Você também pode pesquisar junto aos seus clientes perguntando sobre impressões que possuem dessas marcas e produtos, quais são as empresas que eles se simpatizam e veem como positiva.

# Pesquise os concorrentes detalhadamente:

- O que ele oferece em produto ou serviço:

- Qual é o forte dele? E qual a fraqueza?

- Como ele se posiciona no mercado

# Agora faça uma autoavaliação 

- Quais seus produtos que tem volume de vendas?

- Qual o seu ponto forte? Qual seu ponto fraco?

Ofereça o que tem de melhor, e saiba qual de fato é o seu diferencial e deixe muito nítido para que o potencial cliente saiba disso. O seu potencial é o que te dá vantagem frente às outras empresas do mesmo segmento que o seu.

- É a hora de criar o posicionamento!

Para criar, separa aí um doc no computador, um bloco no celular ou um papel/caderno e caneta e reflita:

O que você encontrou na missão, visão e valores?

O que detectou de potencial da empresa?

Quais ações vão de encontro ao seu público-alvo?

Qual categoria está seu produto ou serviço?

Quais seus diferenciais e benefícios?

Depois de todas as respostas respondidas isso precisará se refletir em tudo o que fizer em sua marca. E, além de tudo é muito importante sempre acompanhar suas ações para que seu posicionamento esteja sempre atualizado e vá sempre de encontro ao seu público ideal.

Como você trabalhará o relacionamento com o cliente pois hoje em dia é vital, e fora de cogitação não atuar dessa forma, você precisa sempre buscar o feedback de seus clientes. O feedback é importante porque ele apara as arestas e te faz melhorar, retirar algo que não faz mais sentido, mudar, se readaptar a realidade.

O posicionamento de marca é só o começo. Ele quem vai te aproximar de seus leads ou seja, clientes em potencial. E o posicionamento precisa estar presente desde o líder da empresa até o funcionário lá da ponta, pois uniformizar os processos e atendimentos com qualidade, como por exemplo a própria Apple faz é um dos fatores de sucesso de uma empresa.

Quer melhorar sua performance? Chame a gente para uma call! 

Por Juliana Sabino

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