O rastreamento de suas principais métricas é essencial no marketing pois assim você consegue executar um programa de marketing eficaz e com responsabilidade.
Se você não mede o seu desempenho, como irá saber se está no caminho certo? Mas, além disso, você também precisa saber quais são as métricas corretas e alinhadas com seus objetivos comerciais de uma maneira mais ampla.
Você acompanha as estatísticas corretas? Sabe quais são os pontos de dados corretos para medir para o seu negócio?
Hoje em dia, existem várias medidas de desempenho nas quais você pode acompanhar e nesse post queremos falar sobre algumas das métricas que são vitais para você acompanhar - e como elas vão te ajudar a melhorar o seu desempenho como um todo:
Você acompanha as estatísticas corretas? Sabe quais são os pontos de dados corretos para medir para o seu negócio?
Hoje em dia, existem várias medidas de desempenho nas quais você pode acompanhar e nesse post queremos falar sobre algumas das métricas que são vitais para você acompanhar - e como elas vão te ajudar a melhorar o seu desempenho como um todo:
#1 Leads
A geração de leads é um dos grandes desafios do marketing, sem falar que também é super importe. Grande parte do que o marketing atua e desenvolve tem como o objetivo encontrar e atrair leads.
Mas você sabe o que são Leads?
Bom, leads são pessoas que apresentam potencial interesse em seu produto ou serviço e que podem se tornar seus clientes.
A princípio, você tem que fazer a apuração, ou seja, de onde eles vem, como chegam até você, efetuar o que chamamos de rastreamento.
Rastreie todo o mês a quantidade total de leads que você gerou mês a mês em cada canal seu de marketing.
Por exemplo: veio de publicidade na TV, no rádio, no jornal ou revista, nas suas redes sociais ( sem deixar de detalhar em quais: face, insta, linkedin...), no marketing de conteúdo do seu blog, do e-mail marketing...
Inicialmente você pode fazer isso usando excel porém não é tão recomendável, o mais interessante e prático até mesmo para gerar relatórios são ferramentas que desenvolvem o gerenciamento de relacionamento com o clientes, o que chamamos de CRM (Customer Relationship Management). Existem inúmeras no mercado, como o Agendor, MoskitCRM, RDStation CRM, NectarCRM, SalesForce, entre outras (desses que citei vários possuem planos de CRM gratuitos).
O interessante de fazer a gestão de relacionamento com o cliente de forma mais profissional com um CRM é interessante pois os mesmos têm recursos específicos para te ajudar a acompanhar o desempenho e também de encontrar novas oportunidades de negócios.
Mas você sabe o que são Leads?
Bom, leads são pessoas que apresentam potencial interesse em seu produto ou serviço e que podem se tornar seus clientes.
A princípio, você tem que fazer a apuração, ou seja, de onde eles vem, como chegam até você, efetuar o que chamamos de rastreamento.
Rastreie todo o mês a quantidade total de leads que você gerou mês a mês em cada canal seu de marketing.
Por exemplo: veio de publicidade na TV, no rádio, no jornal ou revista, nas suas redes sociais ( sem deixar de detalhar em quais: face, insta, linkedin...), no marketing de conteúdo do seu blog, do e-mail marketing...
Inicialmente você pode fazer isso usando excel porém não é tão recomendável, o mais interessante e prático até mesmo para gerar relatórios são ferramentas que desenvolvem o gerenciamento de relacionamento com o clientes, o que chamamos de CRM (Customer Relationship Management). Existem inúmeras no mercado, como o Agendor, MoskitCRM, RDStation CRM, NectarCRM, SalesForce, entre outras (desses que citei vários possuem planos de CRM gratuitos).
O interessante de fazer a gestão de relacionamento com o cliente de forma mais profissional com um CRM é interessante pois os mesmos têm recursos específicos para te ajudar a acompanhar o desempenho e também de encontrar novas oportunidades de negócios.
#2 Qualificação de Leads
Medir a qualificação de leads, ou seja, saber quais leads se tornaram qualificados, é o proximo ponto que você precisa acompanhar. Justamente porque são aqueles que você já possui um relacionamento inicial e podem seguir adiante no processo de vendas.
Para descobrir qual é sua taxa de leads qualificados é simples:
Divida - Leads Qualificados/ pela quantidade de leads totais e multiplique por 100 = Pronto essa é a taxa de leads %!
O importante de ter essa informação é que você entender qual o resultado de suas iniciativas de marketing, se você está no caminho certo ou não.
Para descobrir qual é sua taxa de leads qualificados é simples:
Divida - Leads Qualificados/ pela quantidade de leads totais e multiplique por 100 = Pronto essa é a taxa de leads %!
O importante de ter essa informação é que você entender qual o resultado de suas iniciativas de marketing, se você está no caminho certo ou não.
#3 Retorno Sobre o Investimento (ROI)
Mais uma métrica bem conhecida pelos marketeiros, é o Return On Investiment - traduzindo, Retorno sobre o Investimento.
O ROI é o indicativo é a relação entre o retorno e o capital investido em um projeto. E é importante ser calculado como um todo, não apenas e tão somente em ações de marketing.
Porque através dele é possível avaliar lucro e prejuízo de todos os tipos de investimento que faz em seu negócio.
Para se calcular o ROI você subtrai o ganho obtido do investimento inicial e divide pelo investimento inicial e multplica por 100= Aí você terá o percentual de retorno sobre o investimento %!
O ROI é o indicativo é a relação entre o retorno e o capital investido em um projeto. E é importante ser calculado como um todo, não apenas e tão somente em ações de marketing.
Porque através dele é possível avaliar lucro e prejuízo de todos os tipos de investimento que faz em seu negócio.
Para se calcular o ROI você subtrai o ganho obtido do investimento inicial e divide pelo investimento inicial e multplica por 100= Aí você terá o percentual de retorno sobre o investimento %!
#4 Menções, Depoimentos e Críticas
Essas métricas são essenciais para saber o reconhecimento da marca frente ao seu público. Geralmente, as menções são métricas vagas... você começa rastreando primeiro a quantidade de menções em suas redes sociais, depois em linkagens de blogs, entre outros.
Você pode fazer isso pelo Google Alerts, e também pelas redes sociais ao qual está presente.
Já os depoimentos e críticos são o famoso 'marketing boca a boca'. É importante sempre analisar esses itens. Porque muitas vezes um cliente em potencial pode desistir da compra justamente pelas críticas e depoimentos negativos. Isso deve ser tratado com extremo cuidado e atenção.
Quem nunca desistiu de comprar algo pois leu vários feedbacks negativos de determinada empresa, produtos ou serviços? Garanto que você provavelmente já fez isso!
Você pode acompanhar essas resenhas rede a rede e ir medindo seu crescimento ao longo dos meses. Existem ferramentas? Sim, mas as que conheço são gringas e em dólar, como nosso foco aqui é para empreendedores de tamanho PM geralmente, acredito que minhas indicações de ferramentas não seriam tão interessantes devido ao custo.
Então busque analisar e centralizar críticas positivas e negativas de forma separada e verifique o crescimento, responda todas, traga soluções que podem melhorar seu negócio.
Você pode fazer isso pelo Google Alerts, e também pelas redes sociais ao qual está presente.
Já os depoimentos e críticos são o famoso 'marketing boca a boca'. É importante sempre analisar esses itens. Porque muitas vezes um cliente em potencial pode desistir da compra justamente pelas críticas e depoimentos negativos. Isso deve ser tratado com extremo cuidado e atenção.
Quem nunca desistiu de comprar algo pois leu vários feedbacks negativos de determinada empresa, produtos ou serviços? Garanto que você provavelmente já fez isso!
Você pode acompanhar essas resenhas rede a rede e ir medindo seu crescimento ao longo dos meses. Existem ferramentas? Sim, mas as que conheço são gringas e em dólar, como nosso foco aqui é para empreendedores de tamanho PM geralmente, acredito que minhas indicações de ferramentas não seriam tão interessantes devido ao custo.
Então busque analisar e centralizar críticas positivas e negativas de forma separada e verifique o crescimento, responda todas, traga soluções que podem melhorar seu negócio.
Essas são todas as métricas?
Longe disso! Existem inúmeras métricas interessantes, umas mais simples outras mais específicas, umas mais úteis outras nem tanto. Mas é importante sempre agir e medir os resultados! Aqui ficam algumas sugestões pra que aplique você mesmo em seus negócios. Afinal, alguns itens mais específicos acabam ficando realmente em suas mãos.
E aí gostou?
Até a próxima!
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